CONSULTORIA EM INVESTIMENTOS - UMA NOVA EXPERIÊNCIA

 

O QUE HÁ DE NOVO NO MERCADO DE INVESTIMENTOS?

 

O mercado bancário no Brasil, particularmente quanto a forma de investir, tem mudado muito nos últimos anos. Estamos vendo o surgimento dos bancos digitais, oferta de assessoria financeira por corretoras e bancos de investimento e uma explosão de cursos na área de investimentos financeiros.

 

De fato, com a queda na taxa de juros em 2020, abriu-se uma grande oportunidade para a indústria bancária e não bancária expandir seus negócios de assessoria financeira. As regulamentações da Comissão de Valores Mobiliários - CVM e do Banco Central - BACEN também acompanharam esta evolução e pavimentaram o caminho para a entrada de novos players neste mercado.

APERTO NA ESTRUTURA

 

O mercado bancário brasileiro sempre foi muito concentrado, quase um oligopólio, onde em 2021 cinco bancos detinham 81% dos clientes, conforme dados do Banco Central e cujo principal negócio tem sido o crédito. Para enfrentar a revolução digital pela qual passa o setor, houve nos últimos anos um forte corte de custos, enxugamento de estrutura,  fechamento de agências e redução de gerentes de contas, causando perda na qualidade do atendimento. Você deve ter passado por esta experiencia.

COMO É O ATENDIMENTO HOJE

 

Pois bem, neste momento, além do atendimento digital, uma espécie de self-service bancário, as formas mais comuns de se investir são duas. Você pode optar por ser um cliente tradicional, com uma conta em um banco sob a gestão de um gerente de contas ou pode também abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimento e ter a assessoria de um agente autônomo de investimentos(AAI).

Quer mudar isso?

 

Se você atualmente investe com um gerente de contas ou um agente autônomo e quer melhorar sua experiência, saiba que existe uma outra forma, através de um consultor de valores mobiliários ou consultor de investimentos. Muito comum fora do Brasil, a profissão de consultor de investimentos é uma atividade regulamentada pela Resolução CVM nº 19, de 25 de fevereiro de 2021 que consiste na "prestação dos serviços de orientação, recomendação e aconselhamento, de forma profissional, independente e individualizada, sobre investimentos no mercado de valores mobiliários, cuja adoção e implementação sejam exclusivas do cliente.”

 

Destacamos esta questão da independência, pois diferentemente dos gerentes de conta de banco e dos agentes autônomos de investimento, o consultor de investimentos não possui vinculação e não é contratado por nenhum banco ou corretora, ou seja, ele irá trabalhar para atender aos seus objetivos, sem conflito de interesse, sem se preocupar com metas ou em receber comissões.

COMPARANDO OS MODELOS

 

O gerente de contas de um banco, sob orientação estratégica da instituição pela qual foi contratado, irá ofertar os produtos que fazem parte da sua meta de vendas, que na maioria das vezes são extremamente desafiadoras levando-o a perder o foco na experiência do cliente e muitas vezes fazendo ofertas esporádicas e que nem sempre são vantajosas.

Já o agente autônomo (AAI), tem na forma de remuneração a principal possibilidade de conflito de interesses. Os assessores (AAI) são remunerados através de comissões embutidas nos produtos vendidos e que são pagas pela corretora - commission based. Isso significa que toda vez que o investidor compra um produto financeiro orientado pelo assessor, este profissional ganha uma taxa, chamada taxa de rebate. Muitos investidores nem sabem que existe este valor e nem quanto é pago.

O novo modelo, praticado pelos consultores de investimentos, chamado fee based, não é baseado nem em metas de vendas e nem comissões. O profissional é pago diretamente pelo cliente, eliminando o conflito de interesses. Dessa forma a consultoria de investimentos é um serviço 100% alinhado com os objetivos dos clientes. Adicionalmente, você sempre será orientado sobre a melhor opção de investimento naquele banco ou corretora em que você já possui conta, não sendo necessário mudar de banco para isso.

 

SE TIVER UM TEMPO PARA SABER MAIS
SOBRE OS PROFISSIONAIS DO MERCADO
DE INVESTIMENTOS VEJA ESTE VÍDEO